Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Início > Missão e Valores
Início do conteúdo da página
Acessos: 14817

MISSÃO DO CMA

 

1. A fim de possibilitar ao Exército a defesa da Pátria, este C Mil A deverá em condições de:

                a) em tempo de paz, participar na dissuasão de ameaças aos interesses nacionais;

                b) em situação de guerra ou conflito externo:

      1) se constituído em Comando do Teatro de Operações, conduzir, em sua área de responsabilidade, a campanha militar para derrotar o inimigo que agredir ou ameaçar a soberania, a integridade territorial, o patrimônio e os interesses vitais do Brasil.

       2) se localizado no espaço geográfico sob jurisdição nacional não incluído no(s) Teatro(s) de Operações (TO), constituir um Comando de Zona de Defesa (ZD), combinado ou não, destinado a realizar operações de Defesa Territorial contra ações inimigas, bem como garantir a segurança de sua respectiva ZD.

2. A fim de contribuir para a garantia da lei e da ordem e dos poderes constitucionais, o Exército deve manter-se em condições de ser empregado em sua área de responsabilidade, em situação emergencial e temporária, depois de esgotados os instrumentos destinados à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, conforme relacionados no Art. 144 da Constituição Federal.

3. Ficar em condições de participar de operações internacionais, de acordo com os interesses do País. Bem como em ações subsidiárias, participar do desenvolvimento nacional e da defesa civil, conforme a Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999 - Presidência da República.

 

VALORES DO CMA

- Patriotismo

- Civismo

- Fé na missão do Exército

- Amor à profissão

- Espírito de corpo

- Aprimoramento técnico-profissional

"É notório que a carreira militar não é uma atividade inespecífica e descartável, um simples emprego, uma ocupação, mas um ofício absorvente e exclusivista, que nos condiciona e autolimita até o fim. Ela não nos exige as horas de trabalho da lei, mas todas as horas da vida, nos impondo também nossos destinos. A farda não é uma veste, que se despe com facilidade e até com indiferença, mas uma outra pele, que adere à própria alma, irreversivelmente para sempre." Vade-Mécum de Cerimonial Militar do Exército Valores, Deveres e Ética Militares (VM 10

 

VISÃO DE FUTURO

Até 2022, ser reconhecido no âmbito do Exército Brasileiro e da Sociedade Amazônica pela excelência operacional, gerencial, ambiental e integradora voltada para a defesa e o desenvolvimento sustentável da região, com o emprego de produtos de defesa tecnologicamente avançados e de profissionais altamente capacitados e motivados.

registrado em:
Fim do conteúdo da página