Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > CMA realiza formatura alusiva ao "Dia do Soldado"
Início do conteúdo da página
Acessos: 361

CMA realiza formatura alusiva ao Dia do Soldado

Formatura 25 de Agosto

Seguindo a tradição o Comando Militar da Amazônia (CMA) realizou na manhã desta sexta-feira (24) a formatura alusiva ao “Dia do Soldado” comemorado no dia 25 de agosto, data escolhida para homenagear o patrono do Exército Brasileiro, o Duque de Caxias. Militares dos quartéis de Exército que compõem o CMA em Manaus, participaram da solenidade que ocorreu no campo de parada Coronel Jorge Teixeira do Comando, localizado na Ponta Negra, Zona Oeste da cidade.  

A formatura foi presidida pelo Comandante do Comando Militar da Amazônia, General de Exército César Augusto Nardi de Souza, e contou com  a presença dos comandantes da Ala 8 e do 9º Distrito Naval, presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e outras autoridades.
 
Durante a solenidade foi lida a “Ordem do Dia” do comandante do Exército Brasileiro que destinou aos herdeiros do Duque de Caxias. “Hoje, passados dois séculos de seu batismo de fogo, o espírito pacificador de Caxias, mais do que nunca, faz-se necessário ao Brasil. Os herdeiros de Caxias têm se superado, diariamente, para honrar seu legado, ao atuar, de forma anônima e abnegada, em benefício da população, onde e quando for preciso”, dizia a ordem.

Antes de iniciar a fala, o comandante do CMA, destinou o primeiro minuto em silêncio em honra aos militares que faleceram no cumprimento das missões. Após as honrarias, as palavras do general foram de agradecimento aos militares que hoje servem na Amazônia.

“Cabe ao Comando Militar da Amazônia, agradecer em primeiro lugar a presença de todos que abrilhantam a cerimônia  e reconhecem o trabalho do soldado do Exército em prol da Amazônia e do país. Cabe no dia do soldado fazer uma referência especial ao soldado da Amazônia que aqui em Manaus ou na mais distante fronteira zela por nossa soberania, trabalha pela integração dessa região e apóia as populações quando necessária. E em homenagem a este soldado que acompanhem o nosso brado de Selva”, disse.

Estiveram presente durante a formatura a Comitiva do Curso Internacional de Estudos Estratégicos, da Escola do Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), composta por instrutores e alunos do Brasil, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Guatemala, Índia, México, Moçambique, Nigéria, Paquistão e Tailândia.

A formatura foi encerrada com romper de marcha da tropa que desfilou diante das autoridades entoando a Canção do “Soldado da Amazônia”.

Formatura 25 de Agosto 2.jpeg

O Dia do Soldado

O “Dia do Soldado” é comemorado desde 25 de agosto de 1923 data dos 120 anos do nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, Patrono do Exército Brasileiro.
Naquela data, o ministro da Guerra, Setembrino de Carvalho, por meio do aviso nº366 instituiu o 25 de agosto como data a ser comemorado o Dia do Soldado. Neste mesmo dia também foi publicado o aviso de nº 443 no qual determinavam que daquele dia em diante sempre nesta data ocorreria formatura de tropas do Exército.

O Dia do Soldado foi instituído com a intenção de homenagear os militares do Exército Brasileiro que defendem a Pátria com o sacrifício da própria vida, além de cultuarem, seguindo o exemplo do Duque de Caxias, valores como lealdade, honestidade, solidariedade e amor à Pátria.

Formatura 25 de Agosto 1

registrado em:
Fim do conteúdo da página