Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Colégio Militar de Manaus celebra 51 anos de criação
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

Colégio Militar de Manaus celebra 51 anos de criação

Acessos: 266

Manaus (AM) – Colégio Militar de Manaus (CMM) comemorou no dia 2 de agosto seu 51º aniversário de criação. A Formatura Militar de celebração contou a presença do General de Brigada Andrelúcio, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia (CMA), do Major Brigadeiro do Ar David, Comandante do VII COMAR, do Coronel Filgueiras, Chefe do Estado Maior da 12ª Região Militar, entre outras autoridades, antigos alunos e familiares. A atividade ocorreu no campo do estádio General Osório, ocasião em que também foi celebrado os 20 anos do Curso Regular de Educação à Distância do CMM.

Na oportunidade, foi realizada a leitura do texto alusivo à data. O ponto alto da cerimônia foi o desfile dos alunos do CMM e do tradicional 'Desfile da Saudade', com expressiva participação dos antigos alunos do Colégio, os quais puderam vivenciar, novamente, a emoção de integrar o Batalhão Escolar. Também marcharam, pela primeira vez no CMM, os alunos dos Núcleos de Apoio do EAD. Em reconhecimento às personalidades que contribuíram com as atividades do CMM no ano de 2022, foram concedidos Diplomas de “Amigo do Colégio Militar de Manaus”.

O objetivo prioritário do CMM é proporcionar a educação de qualidade aos filhos e dependentes de militares que servem na Amazônia e em missão no Exterior, e à sociedade amazonense, por meio de Concurso de Admissão, sempre em consonância com a legislação federal de educação, obedecendo às leis e aos regulamentos em vigor, segundo valores, costumes e tradições do Exército Brasileiro, com objetivo de assegurar a formação de novos líderes e despertar vocações para a carreira militar.

Desde sua criação, o Colégio Militar de Manaus se projetou no cenário da Educação, destacando-se como uma das mais tradicionais e bem equipadas escolas para os Ensinos Fundamental e Médio, sendo pioneiro no Ensino a Distância na Amazônia.

Histórico

Criado no governo do Presidente Emílio Garrastazu Médici, pelo decreto-lei nº 68.996, de 02 de agosto de 1971, o Colégio Militar de Manaus (CMM) inaugurou suas atividades em 7 de abril de 1972, tendo como idealizador e primeiro comandante o Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, sendo o oitavo CM fundado no Brasil.

As instalações ocupadas desde a sua criação, cuja construção data de 1863, já foram sede das seguintes Organizações Militares (OM): 1º Grupo de Artilharia de Posição (1863 até 1915); 45º Batalhão de Caçadores (1915 até 1919); 27º Batalhão de Caçadores (1919 até 1961); Quartel-General do Grupamento de Elementos de Fronteira (1961 até 1969); e o Comando Militar da Amazônia (1969 até 1971).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página