Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ações da fase amplo espectro da Operação Amazônia 2021 acontecem em Coari/AM

Coari (AM) - O Comandante do Teatro de Operações - General de Exército Theophilo desembarcou na manhã desta quarta-feira, 21 de julho em Coari/AM, aproximadamente a 200 km de Tefé/AM, a fim de verificar as operações contra forças irregulares desenvolvidas pela 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), no contexto da Operação Amazônia.

As operações da 16ª Bda Inf Sl contam com o emprego de aproximadamente 600 militares, em exercício simulado contra forças irregulares.

O Comandante da 16ª Bda Inf Sl - General de Brigada Marcius comenta a importância do adestramento dos militares e o desenvolvimento de lideranças, tendo em vista a atuação contínua dos militares na área de atuação da Brigada, a qual compreende 1.631 km na faixa de fronteira em 17 municípios.

A Operação Amazônia é a oportunidade de integrar as funções de combate e empregar tropas de diferentes naturezas: selva, pará-quedista, aviação, operações especiais, artilharia, engenharia, comunicações, saúde e logística, aferindo o grau de operacionalidade e evolução da doutrina de Defesa do país.

Além das atividades operacionais, ações cívico-sociais e de saúde estão sendo desenvolvidas junto à população local. No Centro Público de Convivência Adluver Lira de Góes, médicos e dentistas do Exercício Brasileiro prestaram cerca de 70 atendimentos médicos e odontológicos somente nesta quarta-feira. Os atendimentos seguem até segunda-feira, 26 de julho. Dentro de tal contexto, as tropas seguem colocando em prática o lema do Exército Brasileiro: “Braço forte, Mão amiga”.

A Operação Amazônia é o maior exercício de defesa da Pátria já realizado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA), sendo desenvolvido no contexto do amplo espectro dos conflitos armados e da guerra híbrida, envolvendo a combinação de operações de resistência, ofensivas, defensivas e contra forças irregulares.

registrado em:
Fim do conteúdo da página