Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ataque à localidade (Careiro/AM)

Nesta jornada (28 de agosto), a 13ª Brigada de de Infantaria Motorizada conquistou a localidade de Careiro-AM, objetivo Nr 01 (O1) da FTC Amazônia.
Para tal, empregou a Força-Tarefa 44 BIMtz (FT 44º BIMtz) na realização de assalto com transposição de curso d’água, na direção geral do Norte, com emprego de fuzileiros e Pelotão de Cavalaria Mecanizado, cujas Vtr GUARANI transpuseram os 200m de correnteza do Rio Castanho navegando.
Na sequência, mediante ordem , o 66º BIMtz, que infiltrou dois dias através selva, realizou o ataque principal, flanqueando a cidade por oeste, em manobra para conquista de objetivos mais profundos, sendo reforçado por um Esquadrão de Cavalaria Mecanizado para a conquista do último objetivo.
Uma Bateria de Obuses pertencente ao 18º GAC apoiou a manobra pelo fogo, empregando fogos de fumígeno (simulado), haja vista constituir-se a localidade como área de fogo proibido, a fim de proteger a população.
A Engenharia teve por missão fornecer os meios necessários à transposição do curso d'água obstáculo.
Na operação, verificou-se a importância do Comando e Controle, sem o qual não seria possível manter a consciência situacional e a coordenação dos diversos atores.
A operação culminou na destruição do inimigo e na conquista da localidade de Careiro/AM, resultado da atuação de todas as funções de combate.

registrado em:
Fim do conteúdo da página