Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comandante Militar da Amazônia acompanha atividades da Operação Amazônia 2021 em São Gabriel da Cachoeira-AM

A Operação Amazônia 2021 é um grande exercício militar de Defesa Externa, voltado para o adestramento de tropas para a proteção do nosso maior patrimônio natural: a Amazônia Brasileira.

Esta Operação está ocorrendo em todas as áreas de responsabilidade do Comando Militar da Amazônia (CMA), que abrange os estados do AC, AM, RO e RR. Nesse sentido, visando acompanhar o desenvolvimento das atividades, o Comandante Militar da Amazônia deslocou-se, no dia 12 de maio, juntamente com comitiva, para o município de São Gabriel da Cachoeira, distante 851 quilômetros da capital amazonense, na região conhecida como “Cabeça do Cachorro”.

Nesta localidade, tropas da 2ª Brigada de Infantaria de Selva  (2ª Bda Inf Sl), além de civis e de militares de outras regiões, estão atuando na 1ª fase da Operação Amazônia, denominada “Operações de Resistência”. 

No intuito de difundir a realização do exercício para a população do município de São Gabriel da Cachoeira, a 2ª Bda Inf Sl confeccionou informativos em português e em 4 línguas indígenas nativas (nhagatu, tucano, yanomami e baniwa), contribuindo para esclarecer acerca da realização das atividades, para a segurança do treinamento e para estreitar laços com a comunidade local.

Durante a visita de verificação, o Comandante Militar da Amazônia acompanhou a execução de técnicas, táticas e procedimentos não-convencionais, próprios da guerra de resistência.

Vale destacar a admiração da população do município em relação à execução do adestramento militar. Moradores locais relataram suas experiências: “a gente fica feliz. É muito bom poder contribuir com o Exército e ter os militares ainda mais presentes na nossa cidade e nas comunidades.”

Ao final da verificação, o Comandante Militar da Amazônia reforçou que as atividades programadas estão sendo eficientemente executadas: “O exercício está ocorrendo conforme o planejado. A Brigada está atendendo as diretrizes expedidas no início do ano. Está praticando a atuação não somente na dimensão física, mas também na humana e informacional, utilizando na plenitude fundamentos de uma  guerra que é travada em todos os campos do Poder Nacional”, detalhou o General Theophilo.

A Operação Amazônia é a maior Operação de Defesa externa realizado no CMA em proteção da Amazônia Brasileira.

registrado em:
Fim do conteúdo da página